sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Fechamento Dezembro/2021 - R$ 174.117,90

E aí, meu povo da Firesfera!


Compras

NU (Nubank) dia 16.12.


 Vendas

Vendi minhas posições em BIL e VOO no dia 03.12.

R$ 18.289,82

Vendi minhas posições em BRKB, DIS, FB, MSFT, V no dia 13.12.

R$ 16.661,48




                                                          Rentabilidade desde 21.10.19



Comprei uma casa, quitei o empréstimo da minha esposa e emprestei dinheiro para minha sogra, por esses e outros motivos tive que "raspar" parte do que tinha lá fora e juntar com o que tinha aqui e resolver todas essas pequenas pendências. 

A principal lição que fica é tenha uma reserva de emergência. Invisto há mais de 3 anos e só comecei a minha tem poucos meses, apesar de saber da importância sempre negligenciei pois: sou concursado e o salário cai religiosamente todo mês no mesmo dia, tenho um cartão de credito com limite alto (35k) então "qualquer" emergencia o cartão "salvaria".

Vendi meu apartamento e comprei uma casa. Aconteceu que a avaliação da casa foi abaixo do esperado e tive que dá uma entrada maior para o vendedor. Para complementar essa entrada me desfiz dos meus Fundos imobiliários (15k).

Minha esposa tinha um empréstimo do carro e decidi vender minhas ações Brasil para quitar logo essa divida (40k).

Minha sogra precisou trocar de carro e decidi vender parte do que tinha lá fora para completar a compra do novo carro (35k). Ela cuida dos meus filhos, recebe por isso logicamente e como ela vai buscar meus filhos na escola, achei melhor fazer esse empréstimo para ela sem juros.

Além dessas coisas tive que fazer uma pequena reforma na casa antes de mudar e hoje terminou uma pequena obra aqui em casa.

No mais eu e família estamos com saúde e isso é o que importa. Não perdi nenhum ente querido nesse 2020/2021.

Vida que segue, 2022 aporta e viver.

Um excelente 2022!

SB.

8 comentários:

  1. Apesar de muito demonizado na blogosfera de finanças, não vejo o fato de comprar uma casa para moradia como algo ruim, na verdade acho inevitável e importante ter algum lugar para si próprio em algum momento da vida.

    É bacana saber que mesmo concurso tem desenvolvido a mentalidade de guardar dinheiro e investir, infelizmente a maioria do pessoal por conta da estabilidade não tem esse pensamento.

    Não gosto desse negócio de emprestar dinheiro para familiar, mais cedo ou mais tarde acaba em prejuízo ou em clima ruim.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI.

      Emprestar dinheiro para parente ou amigo é complicado mesmo.Nesse caso o carro que minha sogra comprou vai beneficiar meus filhos, já que ela vai busca-los na escola. Quis doar, ela não aceitou, no final ficou suaves prestações.

      Difícil mesmo alguém lá no banco ter essa mentalidade. Depois conto a vida financeira de alguns gerentes. É Surreal!!

      E concordo plenamente com você sobre comprar uma casa.

      O melhor investimento que existe é aquele que você carrega por mais tempo - e ninguém carrega nenhum ativo por mais tempo que a própria casa. Nós não somos investidores profissionais, nós não somos capazes de bater o mercado. Por fim, a casa é o ativo que você "usará" por toda vida.

      É o que melhorará a qualidade de vida dos seus filhos, da família como um todo...é onde você viverá a sua história.

      Quanto de rentabilidade você troca pelas memórias dos seus filhos? Quanto você pagaria para viver as memórias das viagens pro interior, em família, quando você era criança e viajava com os seus pais?

      Pobre daquele que conta tudo em dinheiro.

      O que eu acho cruel é gente rica dizendo como pobre deve investir. Veja como todos esses influenciadores de investimentos, que eram contra a compra de uma casa própria, aproveitaram cada etapa, cada centímetro quadrado da mansão que eles compraram em Alphaville.

      Eles estão lá, comprando casa, papel de parede importado, móveis assinados, fogão de 30k, piscina colorida e fala: "olha, mas isso não é investimento, viu? É um sonho".
      Então eles podem sonhar e a dona Sônia não?

      Ela não merece ter um dois quartos arrumadinho, financiado pela caixa? O que a dona Sônia fará de melhor com o dinheiro dela? Investir em ações? Ver vídeos sobre fundos imobiliários? Isso é o descolamento máximo da realidade.

      O único patrimônio que 95% das pessoas deixarão em vida pros seus filhos é a sua casinha - e até isso querem tirar.

      Excluir
    2. O influenciador patrocinado pela corretora, recomenda que você pegue todo o seu salário e invista. E obviamente isso não tem relação com o patrocínio da corretora.

      Eu tenho ojeriza de Youtuber de finanças.

      Dois exemplos:
      Uma vez vi uma youtuber famosinha postando um vídeo comparando "consórcio vs. financiamento" para dizer qual era o melhor, no final ela recomenda que a pessoa invista em Tesouro Direto por X anos para comprar a casa (???).
      Fora os Youtuber que vez ou outra descobrimos na mídia que pagam de milionários, mas na verdade é tudo casa alugada e carro alugado... ah sem falar daqueles que na verdade tem uma dívidas enormes para pagar e quando pedido uma explicação se explicam de forma bem pouco explicativa.

      Eu não sigo nenhum Youtuber de investimentos, o máximo que assisto é na época do IRPF alguns vídeos para tirar dúvidas sobre como proceder na declaração.

      Uma das maiores balelas que ouço é "reserva de emergência no Tesouro Direto", como que alguém pode recomendar a pessoa que ela tenha uma reserva de emergência em um produto que não tem liquidez imediata e que sempre em momentos de stress do mercado tem suas negociações suspensas (e isso é mais comum do que se imagina)? A Reserva de Emergência para mim tem que ficar em Poupança, CDB de Bancão ou algum Fundo de Investimento DI que tenha liquidez imediata. Qualquer coisa fora isso é uma piada completa.

      O povo quer complicar os investimentos desnecessariamente!

      Conheço um monte de gente que passou a vida inteira investimento apenas na Poupança de bancão (quando muito diversificado em CDB ou algum Fundão DI) ou com investimentos em imóveis, terras agrícolas ou gado. O povo quer complicar demais os investimentos e acha que só comprando XWYZ3 ou na Cripto MegaPlusNFT vão conseguir ficar rico. Tem muita gente que fez e ainda está fazendo o feijãozinho com arroz nesse país e se dando bem (de verdade).

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Que legal vim pelo ranking do Diário do Poupador, também trabalho em banco público, fazia uns anos que anão acompanhava a blogosfera e fiquei até espantando de encontrar outro bancário investidor além de mim, porque pelo menos nas dependências onde tive oportunidade vi apenas 1, ele fazia consignado para investir em ações e com os dividendo pagava a parcela. Tenho coragem não rs Vi que voce tem uma previdência no balanço, provavelmente deve ser a corporativa, a minha não considero no balanço, estou pensando em passar a lançar também, afinal naõ deixa de ser $$ nosso e melhor ainda com aporte adicional grátis da firma não é mesmo? Eu tinha começado um blog há uns anos voltado para educação financeira quem sabe um dia não volto ou até mesmo publicar o financeiro como voce, por enquanto vou acompanhando a galera aqui quietinho. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pedro, já passa a matricula para adicionar no Teams.rsrsrs

      Antes não incluia a PREV no balanço, mas no final da corrida, vai fazer parte sim do montante. Então inclui.

      Volte sim a postar, esse meu aqui é um diário da trajetória.
      Daqui alguns anos meu filho vai ler aqui e ter uma pequena noção do que eu fiz para construir o patrimônio da família.

      Um abraço;

      Excluir